Atividades
Como funcionam as atividades de tratamento dos resíduos:
O plano de tratamento de resíduos iniciou em 2006 nos laboratórios QMC101 e QMC103 com a elaboração de um relatório/inventário descrevendo todos os experimentos realizados, com as quantidades respectivas de todos os reagentes utilizados e a caracterização e quantificação dos resíduos gerados e os procedimentos de armazenamento e descarte.
Com base nos dados do Primeiro Relatório de Resíduos foram estabelecidos os sistemas de estudo, e as etapas de planejamento e avaliação das possibilidades de recuperação de resíduos de maior valor comercial, foram estudadas alternativas viáveis para a recuperação da prata, do cromo, e o descarte seguro do líquido residual.
Em 2011, os tratamentos foram implantados também nos laboratórios QMC102 e QMC104.
Gradativamente todos os resíduos passaram por estudos técnicos para encontrar o método mais adequado e seguro, sendo que atualmente todos os resíduos já são tratados nos próprios laboratórios geradores.
Os efluentes líquidos depois de tratados e submetidos para análise, são descartados no esgoto comum, gerando somente resíduo sólido, que consiste em uma forma mais segura e inerte do que o transporte líquido por bombonas. (Ver histórico detalhado … ).
Com base nesta experiência foi elaborado uma lista de tratamentos realizados:
Recuperação de prata e cromo.
Tratamento de resíduos contendo íons cromato.
Degradação de corantes e compostos orgânicos por processo Fenton.
Precipitação de metais por processos fisico-químicos.